e-CAC – Como obter o certificado digital da Receita

Aprenda como conseguir o certificado digital da Receita Federal e utilizar o sistema do e-CAC para consultas.

E-Cac Receita federal

O certificado Digital da Receita Federal é usado para a maior segurança do contribuinte e necessário para utilizar os serviços do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), que é um portal onde você tem a disposição vários serviços que são protegidos por sigilo fiscal.

No portal e-CAC você pode por exemplo verificar existência de pendências em sua declaração ao imposto de renda, imprimir cópias de pagamentos e declarações, fazer retificações de pagamentos, alterações e comprovante de seu documento de CPF, negociar dívidas e parcelamento ao IR, pesquisa de situação fiscal e outros servições que você poderá conferir acessando o portal do e-CAC.

Como obter o certificado digita no e-CAC

e-CAC - Como obter o certificado

Para todos estes serviços você teve possuir um certificado digital, que é a forma mais prática e eficiente de assegurar todas as suas consultas e transações, se você ainda não possuiu a certificação digital saiba agora como obter, renovar e revogar seu certificado digital da receita federal.

Se você deseja obter o certificado digital e-CPF ou e-CNPJ, saiba que é necessário escolher uma das Autoridades Certificadoras Habilitadas no atalho de Emissão, Renovação e Revogação de Certificados e-CPF ou e-CNPJ ou ainda acessar de forma direta a página da Autoridade Certificadora Habilitada pela RFB, na web, para o devido preenchimento e envio da sua solicitação de certificado e-CPF ou e-CNPJ.

Vale citar que a solicitação de certificado e-CPF ou e-CNPJ precisará ser efetuada dentro do seu prazo de validade e o usuário precisa pedir, com uma assinatura eletrônica, na página da autoridade certificadora com credenciamento, na web, a renovação do certificado e-CPF ou e-CNPJ.

Já para revogar um certificado digital da RFB quer dizer que ele está inválido, o que não permite, a partir da revogação, o seu uso. Para revogar o seu certificado digital, é necessário acessar a página de revogação da Autoridade Certificadora Habilitada, que é a emissora do Certificado Digital da RFB e preencher com as informações solicitadas.

Para informações mais detalhadas sobre o seu certificado digital não deixe de conferir a página de informações da própria receita federal.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>